domingo, 12 de outubro de 2014

[a a] A "contradição" do capitalismo

primeira < anterior 1 de 2 próxima > última
a a - 21/05/2009
A "contradição" do capitalismo
.

Marx alegou que as sociedades capitalistas sofrem dois insolúveis problemas que impediriam tanto a harmonia social como uma vida econômica estável.

Primeiro: Marx deduziu que o processo competitivo de um mercado capitalista levaria a uma concentração da propriedade do capital cada vez em menos mãos.
Marx fez esta afirmação com base no pressuposto de que uma economia competitiva deve conduzir inevitavelmente à eliminação continua dos competidores, tem de existir vencedores e perdedores !
Com isso as corporações capitalistas se concentrariam e o número de indivíduos que deteriam meios de produção diminuiria.
Para a anômola cabeça de Marx, a economia de uma nação capitalista seria como um torneio de poquer, os jogadores vão sendo eliminados, apenas um fica com os milhões do prêmio !
Isso conduziria a uma estrutura social polarizada, os poucos que detém os meios de produção, os burgueses, e os muitos que nada tem, os proletários.
E devido a essa oposição surgiriam tensões cada vez maiores entre as duas classes que terminariam em confronto político, desembocariam na luta de classes e na revolução do proletariado.
Essa seria a "crise final" do capitalismo.

Segundo: a organização sócio econômica da sociedade capitalista também apresentaria uma outra contradição estrutural inerente na dinâmica econômica do capitalismo.
Embora o capitalismo gerasse muitas mercadorias a sua estrutura de classe estaria restrita na capacidade de consumir de uma pequena minoria rica da população !
Ou seja, a produção em larga escala de mercadorias seria incompatível com a concentração das riquezas em poucas mãos !

cont...

.
a a - 21/05/2009
.

Como consequência o sistema entraria em crises cíclicas de superprodução, gerando anarquia em todo o sistema de produção capitalista.
Os efeitos sociais dessa instabilidade, por sua vez, iriam intensificar a luta política das classes sociais e agilizar a revolução do proletariado.

.

Notamos ai que a segunda "contradição" é devido a primeira.
Não existiriam consumidores para toda a produção porque a primeira contradição geraria uma minoria rica e uma massa enorme de pobres.

Mas, qual foi a razão para que Marx supusesse a sua maligna previsão de que o capitalismo iria gerar uma imensa massa de proletários pobres ?
Vamos dar uma olhada no que ele diz no seu ensaio de 1849 "Trabalho Assalariado e Capital".

"Ora, quais são os custos de produção da força de trabalho?
São os custos que são exigidos para manter o operário como operário e para fazer dele um operário.
Por isso, quanto menos tempo de formação um trabalho exige, menores serão os custos de produção do operário, mais baixo será o preço do seu trabalho, o seu salário.
Nos ramos da indústria em que quase não se exige tempo de aprendizagem e a mera existência física do operário basta, os custos exigidos para a produção desse reduzem-se quase só às mercadorias exigidas para o manter vivo em condições de trabalhar.
O preço do seu trabalho será portanto determinado pelo preço dos meios de existência necessários."


Esse texto é diabólico, foi produzido por uma mente doente, com profundo ódio da sociedade ... coloca todos os empresários no corpo de demônios do inferno, vampiros cruéis que iriam manter vivos os proletários apenas com o mínimo necessário para que eles possam trabalhar !
Essa condição cruel seria pior do que a escravidão que existira até a pouco !
Os trabalhadores, segundo a torpe mente de Marx, seriam mantidos pelos capitalistas como se fossem andróides fabricados exclusivamente para trabalhar ... e Marx faz realmente essa comparação !

cont...

.
a a - 21/05/2009
.

"Ora, qual é a lei geral que determina a queda e a subida do salário e do lucro na sua relação recíproca?
Estão na razão inversa um do outro.
A quota-parte do capital, o lucro, sobe na mesma proporção em que a quota-parte do trabalho, a jorna, desce, e inversamente.
O lucro sobe na medida em que o salário desce, e desce na medida em que o salário sobe."
...
"Um rápido aumento do capital é igual a um rápido aumento do lucro.
O lucro só pode aumentar rapidamente se o preço do trabalho, se o salário relativo diminuir com a mesma rapidez."


Eis ai a "dialética marxista" em pleno funcionamento !
Segundo essa mente distorcida, um empresário só vai ter lucro se chupar o sangue do empregado !
O empregado seria a única fonte de lucro do empresário, e consequentemente, para aumentar seus lucros o "vampiro" capitalista teria que cada vez mais criar multidões de seres miseráveis os quais sugaria todo o sangue até a morte, e na morte do miserável, outro miserável novo seria colocado no lugar.
Essa seria então, segundo essa mente maligna, uma das "contradições do capitalismo".

Evidentemente, como sabemos, o lucro do empresário está na quantidade de mercadorias que ele vende, quanto mais peças de uma determinada mercadoria forem vendidas, mais lucro o empresário vai ter.
Um empresário pode ter 1000 empregados trabalhando para ele apenas pela sobrevivência, mas, se o empresário não conseguir vender o produto fabricado ele não terá lucro.
Como sabemos também, o lucro de um empresário depende da sua criatividade e capacidade em criar novos produtos que venham a ter grande aceitação pelo mercado, como por exemplo o adoçante, o ziper, a moto, o jeans, o Windows, etc, mercadorias que deram a seus criativos produtores grandes lucros.
A mente doente de Marx jamais imaginou tais acontecimentos, que são óbvios para qualquer mente normal.

cont...

.
a a - 21/05/2009
.

"Crescimento do capital produtivo e subida do salário — estarão tão inseparavelmente ligados como afirmam os economistas burgueses?
Não podemos acreditar na sua palavra.
Não podemos acreditar que, segundo eles próprios dizem, quanto mais gordo o capital, melhor cevado será o seu escravo.
A burguesia é lúcida de mais, calcula bem de mais, para partilhar os preconceitos do feudal que ostenta o brilho dos seus servos."


E vejam que os economistas explicavam claramente o desenrolar dos acontecimentos - com o aumento da produção os salários também vão aumentar, e a vida do trabalhador vai melhorar (que foi o que aconteceu).
Mas, Marx, cego pelo ódio contra a sociedade, se nega a acreditar no que os economistas diziam, se fecha no seu dogma e coloca os trabalhadores livres da Inglaterra na condição de escravos.

"Resumamos: quanto mais cresce o capital produtivo, tanto mais se expandem a divisão do trabalho e o emprego da maquinaria.
Quanto mais se expandem a divisão do trabalho e o emprego da maquinaria, tanto mais se expande a concorrência entre os operários, tanto mais se contrai o seu salário."


Não passou pela cabeça desse alucinado que com o surgimento de novas máquinas novas profissões iriam também surgir, tal como aconteceu com o datilógrafo quando surgiu o computador, essa profissão deixou de existir mas surgiram os digitadores, os atendentes de call center, os programadores, etc.
Não passou pela mente torpe que os empresários não eram seres sanguinários e que as horas trabalhadas iriam diminuir sem diminuição de salários, e que isso compensaria o uso das máquinas.
Não passou por essa mente doentia que seria uma coisa estúpida, idiota, irracional, despender tanto esforço na produção de bens se não existissem seres humanos em quantidade suficiente para usá-los !

cont...

.
a a - 21/05/2009
.

"Na medida, finalmente, em que os capitalistas são obrigados pelo movimento atrás retratado a explorar em maior escala meios de produção gigantescos já existentes e a pôr em movimento, para este fim, todas as molas do crédito, nessa mesma medida aumentam os terremotos industriais, nos quais o mundo do comércio só se mantém sacrificando uma parte da riqueza, dos produtos e mesmo das forças de produção aos deuses das profundezas — aumentam, numa palavra, as crises.
Elas tornam-se mais frequentes e mais violentas pelo próprio fato de que na medida em que cresce a massa de produtos, portanto a necessidade de mercados mais extensos, o mercado mundial se contrai cada vez mais, restam para exploração cada vez menos mercados novos, porque todas as crises anteriores sujeitaram ao comércio mundial mercados até então inconquistados ou apenas superficialmente explorados pelo comércio.
Vemos assim que: se o capital cresce rapidamente, incomparavelmente mais depressa cresce a concorrência entre os operários, isto é,
b]tanto mais diminuem, proporcionalmente, os meios de ocupação, os meios de subsistência, para a classe operária"


Eis ai então, devido a primeira conclusão, que surge da "dialética marxista", a segunda "contradição do capitalismo", as "crises" devido a superprodução de bens sem ter para quem vender, uma vez que os operários mal teriam condição de subsistência !

Então, as "crises" surgem, porque o capitalismo gera uma massa enorme de miseráveis, e ao mesmo tempo, fabrica enorme quantidade de mercadorias, como os trabalhadores tem cada vez menos condições de subsistência e não podem comprar as mercadorias, o mercado capitalista entra em crise !

Eu acredito que nem doidos varridos, que precisam de camisa de força, chegariam a semelhante conclusão !

cont...

.
a a - 30/01/2011
.

Bom, como sabemos, essa loucura não aconteceu.
Os trabalhadores ingleses não se tornaram miseráveis que nem condição de subsistência conseguiam ter, pelo contrário, atingiram o mais alto grau de qualidade de vida que os trabalhadores jamais tiveram na civilização humana !

As crises que existem na economia são em função da natureza humana, humanos vivem em crise, crise existencial, crise familiar, crise amorosa, crise profissional, e todas essas crises pontuais humanas geram crises na sociedade, tanto políticas como econômicas.
As crises também são provocadas pela desonestidade, pela corrupção, pela irresponsabilidade, dos seres humanos, das instituições humanas e dos governos.

Mas, em sociedades onde existe liberdade democrática, justiça atuante e o Estado de Direito, a sociedade supera suas crises da mesma forma que as pessoas superam as próprias crises.

A contradição foi de Marx.

Por um capricho irônico da História, o único sistema econômico que entrou em crise permanente, gerou milhões de miseráveis e terminou por falir na miséria - foi o sistema criado por Marx, o "socialismo científico" que foi implantado na falida URSS marxista-leninista.

.
Jonison \†/ - 30/01/2011
"Os trabalhadores ingleses não se tornaram miseráveis que nem condição de subsistência conseguiam ter, pelo contrário, atingiram o mais alto grau de qualidade de vida que os trabalhadores jamais tiveram na civilização humana!"

Meus professores marxistas, sobretudo os que lecionam História, negam, veemente, isso.
Sempre falam que os operários ingleses (crianças e mulheres também) tinham altíssimas horas de trabalho e nenhuma condição para trabalhar tampouco para sobreviver.
Até comentei com um deles que isso não fazia sentido, citei até que Marx tinha adulterado documentos do Blue Books para provar isso durante a facção do Capital. Ele me respondeu: "Sou historiador, dê-me provas". Prontamente falei sobre o aumento da qualidade de vida e, principalmente, da expectativa de vida nos países capitalistas. Ele até pensou um pouco e disse que tudo se devia ao avanço da Medicina e da consiência de alguns burgueses..
a a - 30/01/2011
.
Jonison


"Meus professores marxistas, sobretudo os que lecionam História, negam, veemente, isso.
Sempre falam que os operários ingleses (crianças e mulheres também) tinham altíssimas horas de trabalho e nenhuma condição para trabalhar tampouco para sobreviver."



Em 1850 no Brasil ainda existia escravidão oficialmente aceita pelo estado.
No sul do EUA ainda tb existia escravidão oficialmente aceita, o EUA fez uma sangrenta guerra para acabar com a escravidão entre 1861-65.

Em 1850 faziam poucos anos que a Inglaterra havia libertado os escravos, toda a humanidade estava saindo da milenar condição de trabalho escravo no século XIX.
Haviam poucas décadas que a democracia liberal havia sido implantada no mundo e com ela o trabalhador ficou livre para trabalhar onde quisesse por um salário.
As condições iniciai eram péssimas.

No início do século XIX na Inglaterra o trabalhador trabalhava até 12 horas por dia e ganhava salários baixos, mulheres e crianças trabalhavam também.
Essa era uma condição milenar, sempre foi assim na Inglaterra e no mundo todo, crianças e mulheres trabalhavam normalmente e homens trabalhavam até 12 horas por dia.

A questão é que Marx "deduziu' que os empregadores (chamados por ele de capitalistas) queriam manter os trabalhadores vivos apenas para trabalhar...
O que era mentira, os trabalhadores trabalhavam muito e ganhavam pouco, era o início do sistema, tudo estava para ser feito, mas, jamais existiu nas leis inglesas a intenção de manter seu povo vivo apenas para trabalhar... essa foi uma "dedução" estúpida de Marx, uma coisa produzida por uma mente distorcida pelo ódio.

E como vc sabe, os relatórios do governo inglês colocados nos "Blue books" mostravam que essa condição do trabalhador estava mudando, e mudou consideravelmente.

A demoníaca previsão de Marx de que o capitalismo inglês iria gerar uma massa de miseráveis NÃO ACONTECEU, na Inglaterra surgiu um povo culto e com excelente qualidade de vida.
Marx errou.

.
a a - 30/01/2011
.
Jonison

"Até comentei com um deles que isso não fazia sentido, citei até que Marx tinha adulterado documentos do Blue Books para provar isso durante a facção do Capital.
Ele me respondeu: "Sou historiador, dê-me provas". "



Ele não é um historiador, é um marxista, um professor de história marxista.

A prova está na cara dele só que ele jamais vai aceitar.
A prova é o que existe na Inglaterra, e o que existe na Inglaterra não é o que marx previu que aconteceria.
Mar4x disse que na Inglaterra iria surgir uma massa de miseráveis, isso não aconteceu, na Inglaterra existem milhões de trabalhadores que ganham altos salários e vivem muito bem.

.
a a - 30/01/2011
.
Jonison

"Prontamente falei sobre o aumento da qualidade de vida e, principalmente, da expectativa de vida nos países capitalistas.
Ele até pensou um pouco e disse que tudo se devia ao avanço da Medicina e da consiência de alguns burgueses.."



Tudo se deveu não só a medicina, mas tb a engenharia, a biologia, a química, a física, a agricultura, a industria farmacêutica, a industria de alimentos, a industria de roupas e calçados que vestiram as pessoas a preços baixos, se deveu a construção de melhores casas, melhores escolas, saneamento básico, e tb a diminuição das horas de trabalho com aumento de salário, se deveu a mudança das leis feitas pelo governo democrático onde cada vez mais a igualdade social foi buscada com muito trabalho.

Quem construiu a culta e desenvolvida Inglaterra não foram alguns burgueses com consciência como este ignorante marxista diz, foram todos os ingleses de várias gerações, com muito estudo e trabalho.
A estupidez da "revolução" e da matança que Marx queria jamais foi usada na Inglaterra.

Mas, garanto a vc Jonison, esse "professor" é doente e jamais aceitará nada que tenha lógica, ele vive fora da realidade racional.

.
 
 Arnaldo Arnolde - 31/01/2011
.
.
Jonison
.
"Até comentei com um deles que isso não fazia sentido, citei até que Marx tinha adulterado documentos do Blue Books para provar isso durante a facção do Capital.
Ele me respondeu: "Sou historiador, dê-me provas". "

.
.
A prova factual da adulteração praticada por Marx está no tópico abaixo:
.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=47930640&tid=5334997458327429009&kw=Gladstone+
.
No tópico temos o texto original do ministro Gladstone arquivado no Blue Books e o texto de Narx (um dos) com a adulteração.
.
.
 
primeira < anterior 2 de 2 próxima > última
ver todos os tópicos
Você tem sugestões ou comentários? Escreva aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário