quinta-feira, 9 de outubro de 2014

DE cada um segundo sua capacidade...

a a - 22/05/2009
DE cada um segundo sua capacidade...
.

DE cada um segundo sua capacidade, A cada um segundo a sua necessidade.

Linda frase essa !
Comovente...
Isso conquista os corações inocentes de todo o mundo !
É tal e qual um bondoso deus falando para as suas almas puras...
Só que no mundo real, material, essa frase maravilhosa é uma equação !

De cada um segundo sua capacidade (X) => A cada um de acordo com as suas necessidades (Y)


Simplificando:

capacidades (X) => necessidades (Y)

Então temos:

Se X > Y .... OK
Se X = Y .... OK
Se X < Y .... Racionamento.

Se a nação tiver mais gente capacitada do que necessitada, a coisa poderá ir bem ... desde que os capacitados não se cansem de sustentar os não tão capacitados necessitados.
Mas, se a nação tiver mais necessitados do que capacitados, a situação ficará crítica em pouco tempo !

Sabemos que "as necessidades" são iguais para as pessoas normais, todos precisam de sapatos, meias, calças, cuecas, calcinhas, blusas, camisas, sutiãs, remédios, uma ração de comida e bebida diária, casa, móveis, carro, combustível, laser, etc ...

Sem contar os doentes, os inválidos, os deficientes, as crianças - que tem capacidades = 0 (zero), e necessidades acima da média !
Ou seja, as necessidades seguem uma media padrão, acima da média, digamos, ninguém normal quer viver apenas satisfazendo as necessidades básicas de sobrevivência.
Então, seria necessário que "as capacidades" também seguissem este padrão, ou seja, muitas pessoas deveriam ter capacidade acima da média, para que pudessem suprir a si e aos inválidos, deficientes, doentes, velhos, crianças, e aos que tem capacidade abaixo da média.

cont...

.
a a - 22/05/2009
.

Vejam que, nas condições supostas por essa maravilhosa frase marxista, um pai e uma mãe não seriam mais responsáveis pelo sustento das necessidades dos filhos !
Na sociedade comunista, com bilhões de pessoas - todos - é que seriam responsáveis por todas as crianças !
Se o filho de um casal precisa de sapatos, o pai não tem como lhe dar os sapatos, são "os capacitados" que deverão produzir sapatos não só para essa criança, mas, para todas.
Podemos supor que em tal sociedade teria que existir um "supermercado" onde existiriam - todos - os bens necessários, e as pessoas iriam neste local pegar o que precisassem...
Se uma criança é mais ativa que outras e com isso gastaria mais sapatos ... não se sabe como isso seria resolvido !
Essa criança teria A SUA necessidade, e a sociedade comunista deveria criar mecanismos para resolver esse problema, que diga-se, é um problema colossal !

Foi por isso que Marx disse que quem deveria resolver esse enorme pepino seria a ciência e não o materialismo histórico, que foi incapaz de produzir a solução para o dia-a-dia da suposta sociedade comunista.
E com certeza a ciência atual não tem capacidade de resolver esse problema porque as variáveis nele contidas são infinitas.
Então, este problema social ficará sem solução na sociedade comunista !

Porém, como as pessoas lúcidas sabem, na vida real, cada pai e cada mãe, deve cuidar das necessidades básicas dos filhos que põem no mundo, e jamais deixar para a sociedade cuidar deles.
Se um casal gera 3 filhos e não 2 como o casal vizinho, apenas esse casal tem responsabilidade em cuidar das 3 crianças, e não ser um irresponsável tal qual Marx foi com os filhos que pôs no mundo, e transferir para a sociedade ou para amigos, a tarefa de cuidar deles !

Pois como constatamos, devido a enorme gama de variáveis, a sociedade não tem capacidade para satisfazer as necessidades particulares de cada ser humano no mundo.

cont...

.
a a - 22/05/2009
.

Esse é um fardo que cada um tem que carregar o seu, que cada pai e cada mãe, dependendo da quantidade de filhos que geram, deve carregar, e jamais ficar na esperança que outros carreguem por eles.
Vejam que isso é um problema real...
Como seria a quantidade de filhos que um casal poderia ter ?
Se é a sociedade como um todo é que vai ter que produzir os bens para todos, os casais serão obrigados a ter o mesmo número de filhos !

Portanto, a "maravilhosa" frase socialista de Marx é uma coisa produzida por uma mente ideológica distorcida que vivia fora da realidade transcendente.
Infelizmente, ainda hoje em dia, mesmo depois do colossal fracasso do socialismo marxista, ainda existem seres humanos que acreditam que tal mentira ideológica seja válida !

.
a a - 28/11/2009
.

Conclusão.

Os humanos que possuem bom senso sabem que nada na vida se consegue sem muito trabalho, sem muito esforço, que nada é dado pelo "estado", o estado é uma instituição que nada produz.

As ideologias são a desgraça da humanidade, todas elas, enquanto os seres humanos precisarem de ideologias, de "mestres" para viver, nada muda para a humanidade, a humanidade continuará suspensa sobre o abismo da ignorância, da inveja e do ódio.

Marx disse que os filósofos apenas se preocupam em entender o mundo, mas, o que importava é mudá-lo, só que esse irresponsável antes de querer mudar o mundo deveria ter mudado a si próprio e não ter sido um vagabundo irresponsável que nem capacidade para cuidar dos filhos que pôs no mundo teve.

E a loucura lançada por esse irresponsável, domina a mente de muitos no mundo atual...
Mas, como podemos querer mudar o mundo, o que implicaria em mudar as outras pessoas, se nem mesmo conseguimos mudar pequenas coisas erradas em nós mesmos ?

.
Gabriel . - 28/11/2009
perfecto!
a a - 13/11/2010
.
Gaius


Marx errou numa questão básica de qualquer teoria econômica que preste: As necessidades são infinitas, mas os recursos para supri-las são finitos. O grande problema da economia é como ela usa seus recursos, de modo a suprir certas necessidades em detrimento de outras.



Gaius, para eu entender melhor o que vc está dizendo eu preciso saber o que é "recursos".
Eu pensei em duas possibilidades, "recursos" seriam as matérias primas que a natureza fornece, ou "recursos" seria o capital disponível.
Na sua frase a que se refere o termo "recursos" ?

.
a a - 19/05/2011
.
Gaius


Marx errou numa questão básica de qualquer teoria econômica que preste: As necessidades são infinitas, mas os recursos para supri-las são finitos. O grande problema da economia é como ela usa seus recursos, de modo a suprir certas necessidades em detrimento de outras.


Realmente, o socialismo não tem mecanismos para resolver o problema de quedas na produção e o estabelecimento de prioridades, a solução socialista a médio prazo foi sempre o racionamento, como era na URSS e como é ainda em Cuba.

.
 
primeira < anterior 1 de 1 próxima > última
 
ver todos os tópicos 
 
Você tem sugestões ou comentários? Escreva aqui. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário