domingo, 12 de outubro de 2014

Plano Marshall. – Ajuda do EUA a Europa pós guerra

primeira < anterior 1 de 1 próxima > última
a a - 18/05/2009
Plano Marshall. – Ajuda do EUA a Europa pós guerra
.

Quando falamos em discussões com marxistas sobre a Europa pós guerra, de que os países liberais e democratas do ocidente se tornaram países desenvolvidos e livres e que os países da Europa Oriental se tornaram ditaduras socialistas estagnadas, os marxistas alegam que foi porque receberam ajuda do EUA através do Plano Marshall...

Bom, essa alegação é mais uma prova que o Liberalismo funciona !
Ou seja, a pequena ajuda em investimentos que o EUA deu para os países europeus foi suficiente para torná-los países livres e prósperos !
Enquanto que a ajuda que a URSS socialista deu para os países da Europa Oriental, trouxe apenas tirania, estagnação e pobreza.

Aqui é necessário uma lembrança, o EUA ofereceu a mesma ajuda para os países da Europa Oriental, porém, Stalin rejeitou e não permitiu que os países aceitassem a ajuda norte-americana.
Esse fato refuta qualquer alegação maledicente de marxistas contra supostas intenções do EUA ao prestar a ajuda.
De qualquer forma, seja lá quais foram as intenções do EUA que a maledicência possa dizer, a ajuda gerou países livres, cultos e desenvolvidos !
Isso é o que importa.

Evidentemente, o desenvolvimento e progresso que os países da Europa Ocidental tiveram não foi por causa do Plano Marshall apenas, foi muito mais porque tais países eram democracias livres e usavam o livre mercado, que leva ao progresso da sociedade como um todo.
Vamos fazer algumas considerações sobre o Plano Marshall (o nome foi em homenagem a seu idealizador, general George Catlett Marshall, Nobel da Paz de 1953).

O Plano Marshall foi um plano de reconstrução para os países destruídos pela guerra, teve duração de 4 anos (1947 a 1951) e o volume de dinheiro foi de 13,3 bilhões de dólares em investimentos feitos pelo EUA, e que foram distribuídos pelos seguintes países:

.
a a - 18/05/2009
.


País Valor (milhões de dólares)

Reino Unido - 3189
França - 2713
Alemanha Ocidental - 1390
Holanda - 1083
Grécia – 706
Áustria – 677,8
Bélgica e Luxemburgo – 559,3
Dinamarca – 273,0
Turquia – 225,1
Irlanda – 147,5
Suécia – 107,3
Islândia – 29,3
Geral para o continente – 407.

Como vemos, a Suécia recebeu apenas 107 milhões de dólares e a Itália, Noruega e Finlândia nada receberam de forma direta.
A França recebeu mais que a Alemanha, entretanto, a Alemanha, apesar de ser o país mais destruído, se tornou uma economia maior que a da França.

É sem sentido supor que a Alemanha tenha se tornado a terceira maior economia do mundo, com um PIB de 4 trilhões de dólares em 2007, apenas porque entre 1947 a 1951 recebeu 1,39 bilhões de dólares em investimentos do EUA !

Mas, sem dúvida alguma o Plano Marshall foi uma retumbante vitória do Liberalismo sobre o socialismo !
O investimento liberal em uma Europa arrasada pela guerra reergueu os países e trouxe liberdade e progresso.
O socialismo jamais conseguiu isso na Europa Oriental, conseguiu apenas opressão, falta de liberdade, estagnação e finalmente a falência.

.

Sobre a ajuda do EUA para a Coreia do Sul

Da mesma forma que com a Europa do pós guerra, quando se fala do progresso da Coreia do Sul liberal em relação a miséria da Coreia do Norte socialista, os marxistas dizem que foi porque o EUA ajudou !


Vale a mesma resposta ...
Isso só demonstra, mais uma vez, que o EUA é um país que coopera com os países amigos e tais países sempre se tornam países livres e desenvolvidos !
Isso serve para comprovar que o investimento liberal norte-americano é bom, funciona e trás progresso, democracia e desenvolvimento.
Mas, o progresso da Coreia do Sul de forma alguma dependeu apenas do investimento norte-americano.


cont...

.
a a - 18/05/2009
.

A Coreia do Sul a partir de 1950 deu prioridade máxima para a educação, em duas gerações erradicaram o analfabetismo na Coreia do Sul e criaram instituições de ensino de excelente qualidade em todos os níveis, esse foi o motivo principal da mudança na Coreia do Sul de uma nação pobre para uma nação desenvolvida em apenas 40 anos !
Alem disso, os coreanos trabalharam por muitos anos por até 12 horas por dia para construírem seu país, hoje não precisam mais, mas, trabalharam muito.
É sem fundamento dizer que o progresso e desenvolvimento que os coreanos do sul conseguiram foi fruto de ajuda externa, isso é uma ofensa aos coreanos do sul....
Os investimentos liberais na Coreia do Sul só foram possíveis porque o governo criou condições para isso.
O governo criou infra-estrutura educacional, criou ciência e tecnologia próprias, o povo estava preparado culturalmente para trabalhar em empresas de alta tecnologia e para criar empresas próprias de tecnologia como a Sansung.
As universidades formavam pessoal técnico capacitado em todas os níveis e especialidades.
O povo da Coreia do Sul se preparou para o progresso e trabalhou muito para chegar a ser hoje em dia uma das nações desenvolvidas do planeta !

Sem dúvida alguma o EUA fez investimentos na Coreia do Sul, e isto é só mais uma prova da cooperação norte-americana para países amigos e de que tal ajuda sempre trouxe progresso, liberdade e desenvolvimento para os países que o EUA ajuda.

- A Europa Ocidental liberal em contraste com a Europa Oriental socialista.
- A Coreia do Sul liberal em contraste com a Coreia do Norte socialista.
- O Japão liberal em contraste com a China comunista.
- A Singapura liberal em contraste com o Vietnã comunista.
- O EUA liberal em contraste com a URSS socialista.
- A Islândia liberal em contraste com a Cuba socialista ...

são uma esmagadora evidência para o mundo que o Liberalismo produz liberdade, democracia e progresso.
E que o socialismo produz ditadura, estagnação e falência.

.
alessandro moreira - 19/11/2009
O Plano Marshall foi uma das maiores provas do que a cooperação entre nações amigas, democráticas e livres pode criar, como vc bem falou Arnaldo.



Com o fim da URSS, em 1991, muitos países do bloco socialista também ficaram esperando um 'plano marshall' semelhante para ajudá-los a saírem da estagnação econômico.
Mas essa ajuda nunca chegou a acontecer (desconheço os motivos), embora os americanos não tivessem obrigação alguma de fazê-lo.
a a - 20/11/2009
.

Alessandro


Pelo q sei, a ajuda aos países do leste europeu veio através da integração deles a UE.
Dai tiveram acesso a financiamentos diversos.

Foi "uma mão lava a outra", os ocidentais precisavam dos de produtos agrícolas, e os do leste de manufaturas...
Com o comércio crescente, os países do leste foram melhorando sua economia.

Eu acredito que mais uma geração e eles estarão ao mesmo nível dos demais !
Obs. os do norte, da Servia para baixo não sei...


.
N. Claúdio - 02/05/2010
Geralmente por causa das aulas de histórias a maioria achaq países como o Japão chegaram ao patamar q estão graças ao Plano Marshall, este plano só alavancou o motivo do desenvolvimento é muito mais interno.

Dinheiro por dinheiro o Brasil dos anos 60 e 70 recebeu muito também e vejam no que deu.
Eric Fernando - 29/08/2010
a União Européia está atrelada ao Dollar e é um produto americano.
Os americanos não queriam correr o risco de terem uma outra união soviética e é por isso que atrelaram o EURO ao Dollar e como o Dollar é a moeda do mundo e para o nosso bem a UE está nas mãos dos EUA e é bom que seja assim!
 
primeira < anterior 1 de 1 próxima > última
ver todos os tópicos
Você tem sugestões ou comentários? Escreva aqui. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário